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terça-feira, 28 de maio de 2013

ADAC 24 HORAS RENNEN NÜRBURGRING – A CORRIDA MAIS DIFÍCIL DO MUNDO




Estava eu a ver o Blog Auto entusiastas do amigo Milton Belli e encontrei um post incrível que fala sobre uma mítica corrida, talvez uma das mais famosas e mais desejadas corridas de todos os tempos que se realiza entre os dias 19 e 20 de maio, no circuito de Nürburgring que recebeu mais de 170 carros. Todos estes aventureiros estavam inscritos no evento oficial mais esperado do ano na Alemanha, as 24 Horas de Nürburgring. O nome oficial da prova é ADAC 24Hs Rennen Nürburgring, onde ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club) representa o autoclube europeu de maior importância, e organizador da prova.



Este ano, quem levou o troféu para casa foi um Mercedes-Benz SLS AMG, similar aos modelos da GT3 que correm aqui no Brasil. Por incrível que pareça, esta foi a primeira vitória de um Mercedes no evento que carrega anos de tradição.

Provas de longa duração não são novidade alguma, este próprio evento alemão tem sua história, mas podemos dizer que é um caso à parte, diferente de todas as outras corridas similares.
 

O Mercedes-Benz vencedor de 2013


Le Mans é a mais tradicional prova de endurance (longa duração) do mundo, não há dúvida, mas o desafio em Nürburgring é muito maior. Por quê? Pelo simples fato do circuito ter nada menos que 20 km de extensão. Imaginem disputar uma corrida de 24 horas de duração onde se completam apenas 150 voltas, aproximadamente. Para comparação, a edição de 2012 foi concluída com 155 voltas, enquanto que Le Mans terminou com 378 voltas no mesmo ano.

Esta incrível corrida foi criada em 1970, e sempre foi dominada pelos nativos germânicos. Desde a primeira edição, quando o BMW 2002 Ti de Hans-Joachim Stuck e Clemens Schickentanz venceram, pilotos e carros da Alemanha se destacam. A tradição de ser uma pista aberta ao público, nos dias de hoje, facilita bastante o conhecimento do traçado.
 
Alfas na primeira edição da corrida, em 1970


Quem já andou em um autódromo sabe quem decorar todos os pontos de trajetória, marcha ideal e ponto de retomada não é uma tarefa simples. Mais de cem curvas, todas parecidas e praticamente sem referências visuais ao redor da pista não ajudam em nada, mesmo para pilotos profissionais.

Jackie Stewart deu o apelido de Inferno Verde ao Trecho Norte (Nordschleife) do autódromo, ou seja, ao trecho da pista antiga que completa os mais de 20 km do traçado, juntamente com o trecho moderno que é usado na F-1, tamanha era a dificuldade da prova.


Um pequeno Peugeot no meio de grandes GTs

 
O Rali Dakar provavelmente é mais perigoso, mas é um outro estilo de corrida, em terreno aberto e ambiente não controlado. Para não misturar muito as coisas, vamos ficar com as corridas “on-road”.

Um fato curioso sobre esta corrida é que a organização assumidamente favorece os pilotos semi-profissionais, para não chamar de amadores. Como a pista é grande, aproximadamente 180 carros participam da prova. Cento e oitenta carros, é a mesma coisa que cinco vezes e meia o grid que larga em Indianápolis.
 

O belo Aston Martin 007, um dos favoritos da corrida



Apenas carros do tipo GT (grã-turismo) e sedãs são permitidos na prova, nada de protótipos como em Le Mans. Isto favorece muito a inscrição dos semiprofissionais, pois não é qualquer um que consegue comprar um protótipo, mas a grande maioria consegue preparar um carro de rua para a corrida.

Dentre estes mais de cem inscritos, diversas categorias abrangem um grande número de carros, variando entre tipo de carroceria, motor, combustível etc. Poucos eventos permitem tamanha abertura aos pilotos como este. Como falamos, o vencedor deste ano pela primeira vez na história, foi um Mercedes-Benz. O carro número 9 conduzido pelo experiente piloto de turismo Bernd Schneider e seus companheiros (Jeroen Bleekemolen, Sean Edwards e Nicki Thiim) é um modelo SLS AMG GT3.
 

O Audi R8 LMS GT dominou boa parte da corrida, mas não conseguiu superar a regularidade dos SLS
Ao longo dos treinos e da qualificação, os Audi R8 LMS ultra (R8 igual aos de rua e da nossa GT3, não confundir com o antigo protótipo de Le Mans, apesar do nome) eram favoritos. Lideraram por boa parte da prova, mas as dificuldades colocaram os Mercedes e BMW na frente.

Os germânicos são os primeiros no ranking de vencedores. A BMW lidera a tabela com 19 vitórias, seguida pela Porsche com 11. A terceira marca é a Ford, com cinco vitórias, nem metade do que a Porsche já ganhou.


O famoso pulo de Nürburgring, em alta velocidade

Falando em dificuldades, a corrida deste ano foi interrompida por quase nove horas devido à forte chuva que caiu durante a madrugada. Correr em um autódromo com chuva já é complicado, no Inferno Verde e ainda no escuro, não é para qualquer um. Veja o vídeo abaixo de uma volta a bordo de um 911 RSR, com a câmera montada no capacete do piloto. Dá para entender bem porque pararam a prova por causa da chuva.



A pista é estreita, em alguns trechos não passam três carros lado a lado. Os carros mais rápidos freqüentemente encontram os retardatários e precisam achar uma brecha para passar com segurança. Como a pista praticamente é uma enorme seqüência de curvas com poucas retas, passar com segurança geralmente não é uma opção.

Não quero nem pensar no dia em que o pessoal da FIA resolva dar uma espiada nesta corrida. Vão querer modificar todas as curvas, colocar área de escape, brita, grama e muros especiais revestidos com travesseiros de pena de ganso. Hoje o circuito de Nürburgring é o que é pelo fato nunca ter sido penalizado em prol de segurança. O máximo que fizeram foi colocar as proteções ARMCO, ou os nossos conhecidos guard-rails, pois antes se você errasse a curva, caía no meio do mato ou batia em uma árvore.
 

O trecho moderno da pista, que é usado para F-1, é um exemplo de modernidade e segurança, mas nem por isso alteraram o antigo traçado. Quem anda lá sabe do risco que corre, e corre porque quer. É mais ou menos como o Tourist Trophy da Ilha de Man, no motociclismo. É perigoso ao extremos, o número de inscritos é alto e o público maior ainda. Ao longo de todo o traçado, sempre vemos uma cabaninha ou um aglomerado de espectadores.

A 24 Horas de Nürburgring podem ser uma das últimas provas do automobilismo em que o espírito de uma corrida de carro fala mais alto que qualquer burocracia ou politicagem. Obviamente, não somos a favor de carnificina em corridas. O mínimo de segurança é necessário, para os pilotos, equipes e para o público. Mas automobilismo é um esporte de risco, e o fato de não tentarem tesourar a esportividade em prol da segurança conta muito.  Os carros de hoje em dia também são bem mais seguros que os de alguns anos atrás, e a chance de um acidente com conseqúências graves acontecer é bem menor.

Falando em carros modernos, alguns fabricantes utilizam esta corrida como laboratório de testes. Veja o carro número 100, é um Aston Martin. Até ai, nada demais, mas é um Aston Martin Rapide, o sedã de luxo da marca que concorre com o Maserati Quattroporte. Mas ainda é um Aston Martin Rapide S Hybrid, com tecnologia de motorização híbrida ainda em desenvolvimento.
 
O Aston Martin Rapide híbrido, pilotado pelo presidente da Aston Martin


Devido ao grande esforço que um carro sofre nesta pista, com tantas condições diferentes de uso, isto fornece dados importantes para os engenheiros. Detalhe interessante: um dos pilotos deste Aston chama-se Dr. Ulrich Bez, também conhecido como presidente excecutivo da Aston Martin. Sim! O chefão da empresa está correndo com o carro de testes!

Novamente, poucas corridas no mundo permitem tamanha diversidade. De Audis e BMWs de última geração, passando por carros de teste de fábrica com alto executivo pilotando, até modelos mais antigos participam da prova, como um belo 190E Evo, provavelmente um antigo carro de DTM adaptado para a corrida de longa duração.
 

O veterano 190E Evo

Já tivemos dois brasileiros vencendo esta corrida, o Augusto Farfus em 2010 de BMW M3 GT2 e o Antônio Hermann em 1993 com um Porsche 911 Carrera da Konrad Motorsport.

Enquanto esta corrida sobreviver, existe um fio de esperança de que nem tudo no mundo será burocratizado e regulamentado com regras incompreensíveis e complicadas, que aos poucos acabam com a graça do esporte a motor. Isto é automobilismo do mais puro teor em um lugar mítico.

“Just drive all day and night as fast as you can”, como diria um chefe de equipe para seus pilotos, simples assim.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Rally Erechim sucesso novamente com Saba Tri-campeão


Gustavo Saba torna-se o primeiro tricampeão do Rally de Erechim

Piloto do Paraguai venceu a maior prova da história do rali de velocidade no Brasil
O rali de velocidade viveu no final de semana seu maior momento na história do esporte no Brasil. A cidade de Erechim, no RS, recebeu competidores de seis países, 84 carros no grid, para a disputa da etapa de abertura do campeonato Sul-americano e as segundas etapas dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho.
Numa prova que entrou para a história por quebrar todos os recordes relacionados ao rali de velocidade, um piloto do Paraguai escreveu sua própria história na prova, a mais importante do calendário brasileiro. Gustavo Saba (Skoda Fabia) que compete com o navegador Victor Aguilera tornou-se tricampeão da prova, e de forma consecutiva.
Ele cravou o melhor tempo geral do rali em 1h33min45, num duelo palmo a palmo de especiais, nos 140 quilômetros de trechos cronometrados, com outra dupla do Paraguai, Miguel Zaldivar/Hector Nunes (Ford New Fiesta), que terminaram a corrida com o tempo de 1h34min43.
Festa paraguaia pelo terceiro ano seguido no lugar mais alto do pódio em Erechim. “Estou muito feliz por vencer novamente em Erechim. Foi uma prova muito difícil, sobretudo neste domingo onde a chuva aumentou o desafio aos competidores. É sempre muito bom vencer aqui (Erechim), um lugar que tem um grande público acompanhando a corrida e são aficionados pelo rali”, destacou o piloto Gustavo Saba. Ele também venceu a categoria Classe 2 (carros de tração 4x4). A melhor dupla brasileira na disputa é do RS. Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut (Mitsubishi Lancer) garantiram a marca de 1h37min01.

Vencedores por campeonatos
A corrida foi apenas uma, mas a disputa simultânea contou pontuação para os três campeonatos: Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho. Na disputa continental, por categorias, Roberto Saba e Leonardo Suaya da Bolívia venceram a Classe 3 (carros de tração 4x4). O Brasil venceu a Classe 6 (carros de tração 4x2) com os catarinenses Luis Tedesco e Raphael Furtado, além da Classe 9 (carros de tração 4x2) com os paranaenses Marco Malucelli e Guilherme Trombini.
Na categoria Classe 10 (carros de tração 4x2), o Uruguai kevou a melhor com Pablo Pereira e Juan Pereira. Os “hermanos” uruguaios venceram ainda a Classe 9 (carros de tração 4x2) com Rivero Guzmann/Martin Cabrera.
No Campeonato Brasileiro, rodada dupla. A categoria Classe 3  teve dupla vitória de Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut. Na 4x2 os erechinenses, Tiago Mocelin e Vinicius Anziliero, competindo em casa, venceram os dois dias de prova. Na 207 (carros mono-marca Peugeot), Dimas Pimenta e Rodrigo Konig levaram a melhor nos dois dias. Já na 4x2 Super, os catarinenses Luis Tedesco e Raphael Furtado venceram no sábado e os paranaenses Luccas Arnone/Felipe Costa ganharam neste domingo.
Pelo Campeonato Gaúcho, Bertholdo e Dalmut venceram na Classe 3, Mocelin e Anziliero na Classe 9, Tedesco/Furtado na Super A/4x2 e Elton Palkewich/Cassio Navarini na R1, eles que também são de Erechim.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Milton e André Pagliosa buscam bom desempenho no maior rali do Brasil

 
Está chegando a hora. Começa nesta quarta-feira, dia 15, a programação do Rally Internacional de Erechim, maior e mais importante prova do rali de velocidade brasileiro. Entre as atrações para este ano estão um dia a mais na programação do evento, o Qualifying Stage que vai definir a ordem de largada de quem compete nas categorias com carros de tração 4x4, as mais fortes e nada menos que 92 carros no grid.

Ingredientes que desafiam a equipe EMA Rally (EMA Silos e Secadores) da dupla Milton Pagliosa e André Pagliosa. Eles são de Erechim e competem pela categoria Classe 3 (4x4). Correr em casa, num grid tão grande pode ter suas vantagens, mas não tira a dupla da concentração máxima para a corrida. “Este rali é uma corrida muito difícil, desgastante fisicamente e mentalmente. Este ano a prova de Erechim, para nós, começou a ser preparada há bastante tempo e já está tudo pronto, isso é muito bom porque na última hora sempre aparece mais alguma coisa para fazer, ai vamos ter tempo para solucioná-las. Quanto competir em casa é bom e ruim, bom porque você fica cercado de muito amigos e torcedores, mas isso provoca uma pressão indireta muita grande. É quando você quer fazer o melhor”, destaca o navegador André Pagliosa.

A dupla é a atual vice-líder dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade na categoria Classe 3/4x4, a mais forte do certame nacional. “Como sempre nossa expectativa é muito grande, este ano esperamos não ter os problemas que tivemos nos últimos e que todos os preparativos dêem certo, para que com isso possamos obter um bom resultado”, acrescenta o piloto Milton Pagliosa.



O Rally de Erechim

Erechim, no norte do RS, recebe uma das mais tradicionais provas do rali de velocidade brasileiro. O grid terá nada menos que 91 carros e mais de 80 mil expectadores in loco. A prova é considerada a melhor e maior do certame nacional e sul-americano.

A programação este ano começa mais cedo. Na terça-feira, 14, as equipes começam a montar suas estruturas (boxes) no Parque de Apoio, que ficará junto ao Parque da Accie. Na quarta e quinta, dias 15 e 16, acontecem os reconhecimentos das especiais pelos competidores. Na quinta, tem também a largada promocional, a apresentação dos competidores ao grande público em evento que reúne, normalmente, mais de 10 mil pessoas, no centro da cidade.

Na sexta-feira, 17, as equipes tem a oportunidade de fazer o último teste antes da corrida, no shakedown. E a noite, começa a prova com o super-prime noturno, em pista montada junto ao Parque da Accie, a partir das 18h. A prova segue também no sábado e domingo, dias 18 e 19. No sábado, há ainda o super-prime diurno, a partir das 13h26. Mais informações e mapa para o público acessar os locais para ver o Rali, no endereço www.rallyerechim.com.br.

Prime comunicação.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

O Rally de Erechim vem ai!!



Especiais e super-prime já tem pistas prontas e expectativa é de uma prova bastante seletiva
Faltam poucos dias para a largada da maior corrida de rali de velocidade que o Brasil já teve na história do esporte. Esta semana tem sido de preparação final para que as especiais do rali estejam prontas para os dias de prova, que serão entre a sexta-feira, dia 17 e o domingo, dia 19 de maio.
De acordo com o coordenador de infraestrutura de pistas do Rally Internacional de Erechim, José Francisco Puente de Barros, todos os detalhes já foram pensados e executados. “Pequenos ajustes ainda estão sendo feitos, mas ficarão prontos ainda esta semana. Toda a estrutura das pistas, que serão em estradas de terra, já está pronta para a corrida. A pista do super-prime também foi feita, mantendo o traçado dos últimos anos”, enfatiza o coordenador.
Ele lembra que as especiais da prova deste ano terão algumas novidades em relação a 2012, para os competidores. “A Especial Optitel, conhecida pelo famoso Salto dos Verdureiros, manteve o traçado e também os locais de concentração do público. Já a segunda especial do sábado, a Dall’Agnol, será totalmente diferente , pois o trajeto está ao contrário do que foi em 2012. Para fechar o sábado, a especial EMA/Pro Tune, que passa pelo conhecido Sitio do Vovô Rinas, ganhou modificações ao longo do percurso, com alguns pontos mantidos em relação ao último ano e com vários modificados”, enfatiza José Francisco.
Mais mudanças para o domingo. “Na primeira especial do domingo, a Olfar, o traçado muda no terço final da prova. Na segunda, a especial Casspet, muda o terço inicial, chegando no mesmo lugar de 2012”, aponta o coordenador.

Pontos de público mantidos
De acordo com José Francisco Puente de Barros, os pontos tradicionais para o público, foram mantidos, mesmo com as alterações feitas no traçado das pistas. Pontos como o Salto dos Verdureiros, Salto dos Trilhos, passagem pela comunidade de São João Giareta, retas de alta velocidade como a chegada da especial Olfar, estão mantidos para este ano.

Rali seletivo
José Francisco Puente de Barros já foi competidor de rali de velocidade. Agora na nova função, de coordenador de infraestrutura das pistas do rally de Erechim, ele se mostra empolgado com o traçado proposto e que vai ser encontrado pelos pilotos e navegadores.
“O Rally de Erechim vai proporcionar a quem competir, uma corrida bastante seletiva. Há pontos de alta velocidade, outros mais travados, pistas com estradas mais abertas, com trechos mais fechados, saltos, curvas, enfim, o competidor vai encontrar praticamente todas as situações de uma prova de rali de velocidade”, enfatiza.
Ele frisa ainda que a prova de Erechim trata-se de uma corrida bastante técnica. Nos trechos mais rápidos da prova, o coordenador estima que os carros de tração 4x4 poderão chegar a velocidades próximas aos 200 quilômetros por hora.
O traçado do Rally de Erechim está dividido em 14 especiais, totalizando mais de 140 quilômetros de trechos cronometrados. Um dos destaques da prova, é a baixa quilometragem de deslocamentos, tanto para o público, quando para os competidores.

Mapa no site
O público que desejar assistir o Rally Internacional de Erechim já pode se programar. O mapa com os lugares indicados para o público e acessos rápidos por fora das especiais, já está disponível no site oficial do evento, no endereço www.rallyerechim.com.br.
No site, também podem ser encontradas outras informações como notícias, listas de inscritos e orientações gerais.

SERVIÇO
O que: Rally Internacional de Erechim
Onde: Erechim, RS
Quando: dias 14 a 19 de maio. Corrida nos dias 17, 18 e 19
Parque de apoio: junto ao Parque da Accie, margens das BRs 153 e 480, bairro Frinape

Programação
Terça-feira, 14 de maio
Início da montagem dos boxes das equipes no Parque de Apoio

Quarta-feira, 15 de maio
8h30 – Início dos reconhecimentos das especiais
18h30 – Reconhecimento do super-prime noturno
20h – Jantar de confraternização – Pólo da Cultura
20h – Divulgação da lista oficial de inscritos

Quinta-feira, 16 de maio
8h30 – Início do reconhecimento das especiais
8h30 – Vistoria técnica e de segurança
20h – Largada promocional – Praça da Bandeira, em frente a prefeitura de Erechim

Sexta-feira, 17 de maio
7h30 – Vistoria técnica e administrativa
8h – Início shakedown para carros de tração 4x4
10h – Largada do Qualifying Stage (mesma pista do shakedown)
12h – Início do shakedown para carros de tração 4x2
14h30 – Conferencia de imprensa com autoridades
15h – Conferencia de imprensa com competidores
15h – Escolha da ordem de largada pelos tempos do Qualifying Stage
18h – Largada do Super Prime noturno

Sábado, dia 18 de maio
8h30 – Largada do primeiro carro na primeira especial do dia
17h – Conferencia de imprensa com competidores

Domingo, 19 de maio
8h03 – Largada do primeiro carro na primeira especial do dia
13h – Rampa de premiação aos vencedores
13h30 – Conferencia final de imprensa com competidores

ATRAÇÕES NO PARQUE DA ACCIE
Exposição de Carros Antigos – pelo Veteran Car Club de Erechim
Entre os dias 16 e 19 de maio

Encontro de Subarus
Entre os dias 16 e 19 de maio

Teste de Acuidade Visual – pelos clubes de Lions de Erechim
Entre os dias 17 e 19 de maio

Acesso ao Parque da Accie
Um quilo de alimento não perecível, dentro do prazo de validade
Dias 17 e 18 de maio

PARA SABER
- Crianças serão identificadas com pulseira de identificação
- É proibido acessar o Parque da Accie com qualquer tipo de bebida

ALIMENTAÇÃO
Restaurante do Rally – junto ao Pólo de Cultura – de 16 a 19 de maio (almoço e janta)
Praça de alimentação
Contará com towners de lanches e tendas de lanches das agroindústrias de Erechim
Ampla estrutura de venda de lanches e bebidas em todo o Parque de Apoio e também no espaços das arquibancadas dos super-primes Noturno e Diurno



quarta-feira, 1 de maio de 2013

Argentina: Latvala mais rápido na Qualifying Stage



Depois do bom resultado em Portugal, Jari-Matti Latvala vence a Qualifying Stage do Rali da Argentina. Sébastien Loeb, no seu regresso ao WRC, foi o mais veloz no shakedown e fez o segundo melhor tempo na qualificação.

Jari-Matti Latvala foi 35 milésimas de segundo mais rápido do que Sébastien Loeb. O piloto finlandês voou na qualificação depois de fazer o 3º melhor tempo na Free Practice.

A menos de um segundo de Latvala ficou Ogier, Sordo e ainda Hirvonen.

A Qualifying Stage não correu muito bem para os pilotos da M-Sport. Mads Ostberg foi o 6º mais veloz, seguido de Neuville e Novikov.

Andreas Mikkelsen fez o 9º melhor tempo a quase 4 segundos de Latvala. Atrás de Mikkelsen ficou Prokop, que teve um furo, e ainda Kosciuszko e Pozzo.

Os pilotos irão escolher a ordem de partida às 17:00 (hora portuguesa).

Tempos da Qualifying Stage:
1. Latvala 2:31.128
2. Loeb +0.035
3. Ogier +0.292
4. Sordo +0.912
5. Hirvonen +0.951
6. Ostberg +1.371
7. Neuville +1.804
8. Novikov +2.785
9. Mikkelsen +3.703
10. Prokop +6.246
11. Kosciuszko +7.533
12. Pozzo +9.234

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