Anuncio

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Kubica prestes a correr no ERC


Robert Kubica garantido no ERC


Robert Kubica já está confirmado no renovado Campeonato Europeu de Ralis. O piloto polaco tem estreia marcada no próximo Rali da Canárias, ao volante de um Citroën DS3 RRC.

Segundo o AutoSport inglês, Yves Matton, o diretor da Citroën Racing, ainda não confirmou o acordo, avançando que “ainda estamos em discussões que deverão ficar concluídas na próxima semana, mas os planos serão sempre que o Robert comece nas Canárias”.

O Citroën DS3 RRC que Kubica guiará será adaptado para a sua condição física, tendo patilhas no volante para que o seu esforço na mão direita (que está ainda em recuperação) seja menor, mas o carro deverá ainda ser inspecionado pela FIA por forma a que haja garantia que o piloto não retire do sistema qualquer vantagem competitiva face aos carros concorrentes onde as patilhas no volante estão interditas. Sobre este Matton, afirma que o dispositivo “deverá ser mais lento do que o convencional”.

Para ter possibilidades de chegar ao título no seu primeiro ano completo no ERC, Kubica terá que estar presente em 11 provas do campeonato


Autosport.sapo

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Treino marca abertura da temporada do rally brasileiro




Paulo Bento recebeu no sábado o tradicional Training Day com Milton Pagliosa marcando melhor tempo

A cidade de Paulo Bento, norte do RS, próxima a Erechim, recebeu no sábado cerca de 15 equipes para a realização do Training Day, evento que vai se tornando tradicional na abertura das temporadas do rali de velocidade brasileiro. O evento é realizado pelo Erechim Auto Esporte Clube, que também organiza o Rally Internacional de Erechim, maior evento do país no esporte. No sábado, a comunidade de Gramado, interior de Paulo Bento teve o silêncio quebrado pelo ronco das máquinas que passaram por uma pista em estrada de terra com 5,6 quilômetros.
O treino era mesmo para que os competidores pudessem testar seus carros e também começar a preparação para a disputa dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho. Não servia como competição, mas a organização marcou os tempos de todos que foram para a pista. O melhor tempo geral e entre os carros de tração 4x4 ficou com os erechinense Milton Pagliosa e André Pagliosa que marcaram 3min31. O segundo melhor tempo ficou com os estreantes da temporada na categoria dos 4x4, Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales com 3min44. As duas duplas andaram de Mitsubishi Lancer.
Entre os carros de tração 4x2 melhor tempo para Tiago Mocelin/Vinicius Anziliero (GM Celta) com 3min48. Vanderlei Carminatti/Robson Giacomnel (GM Celta) cravaram o segundo melhor tempo com 3min58.
O trabalho teve como parque de apoio a sede da comunidade de Gramado. Esta foi a terceira edição do Training Day, realizada pelo Erechim Auto Esporte Clube. Durante o trabalho o Clube pode testar ainda equipamentos que serão utilizados em largadas e chegadas na edição desde ano do Rally Internacional de Erechim, treinar as equipes que irão trabalhar no evento e também fazer um treino da área da segurança.

PRIMEIRO RALI DE 2013
A partir de agora as equipes passam a se preparar para a disputa da primeira prova oficial do ano. Esta acontecerá na cidade de Canela, entre os dias 15 e 17 de março e marcará a abertura dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade em 2013. Mais de 30 carros estão sendo esperados de diversos estados brasileiros para a disputa. As informações referente a prova já podem ser acessadas através do site oficial do Campeonato Gaúcho no endereço www.rallyvelocidaders.com.br.

OS TEMPOS NO TRAINING DAY
Os tempos abaixo se referem a melhor volta de cada dupla
1 – Milton Pagliosa/André Pagliosa – Mitsubishi Lancer – 3min31
2 – Fábio Dall Agnol/Gabriel Morales – Mitsubishi Lancer – 3min44
3 – Tiago Mocelin/Vinicius Anziliero – GM Celta – 3min48
4 – Vanderlei Carminatti/Robson Giacomel – GM Celta – 3min48
5 – Carlos Cellupi/Giovani Bordin – Peugeot 206 – 4min01
6 – José Barros – GM Celta – 4min11
7 – Elton Palkewich/Cássio Navarini – GM Vectra – 4min13
8 – Saulo Pereira/Edgar Marsarotto Jr – VW Gol – 4min14
9 – Milton Dall Agnol/Alan – Peugeot 207 – 4min21
10 – Volnei Hollas/Anderson – Peugeot 206 – 4min24
11 – Cristiano Beus/Marcio Sartori – Peugeot 206 – 4min28


Prime Comunicação

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Neuville marca 35m na Colin's Crest 2013





Thierry Neuville venceu o prêmio deste ano do salto Colin's Crest com o salto mais longo sobre a famosa crista cega no Rali da Suécia.

Neuville, piloto de 24 anos, levou o prêmios mai importantes após a sua estreia de seu Fiesta RS em um vôo de 35 metros a partir da crista do salto, que fazia parte da etapa de sábado. O belga, que dirige para a equipe do Qatar World Rally terminou em Rally da Suécia quinto na geral, conseguiu o seu melhor resultado da carreira de uma etapa de inverno. "É um sentimento bom para levar algum troféu de apenas a segunda vez no Rali da Suécia!" , disse um Neuville encantado. "Eu não estava acelerando muito, mas o carro pulou muito alto e que era um bom momento para mim. "O carro estava perfeito e conseguimos o ritmo durante todo o fim de semana, por isso foi bom para ser capaz de recompensar a equipe desta forma pequena", acrescentou. companheiro de equipe Neuville Juho Hanninen foi o seu rival mais próximo, com um salto de 34 metros em um carro idêntico. Henning Solberg foi o terceiro, com um salto de 33 metros de outro Ford. A premiação foi feita pela primeira vez em 2008, para comemorar o estilo de condução espetacular de 1995 do campeão do mundo, Colin McRae. Mas o Piloto americano Ken Block ainda detém o recorde absoluto depois de um salto de 37 metros em 2011. Aqui estão este ano top-10 jumpers


Thierry Neuville: 35m 

Juho Hänninen: 34m

Henning Solberg: 33m

Evgeny Novikov: 33m

Pontus Tidemand: 32m
Daniel Sordo: 30m
Mikko Hirvonen: 29m

Mads Ostberg: 28m

Eyvind Brynildsen: 27m

Sebastien Ogier: 27m


terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Fábio Dall Agnol faz primeiro teste com o novo Lancer 4x4




Piloto gaúcho começa preparação para disputa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade em 2013

O piloto Fábio Dall Agnol vai ter um novo desafio em 2013. Acostumado a competir no rali de velocidade com carros de tração 4x2, ele terá de encarar um carro de tração 4x4 nesta temporada. Isso porque, juntamente com o navegador Gabriel Morales, Fábio irá mudar de categoria passando para a 4x4 Turbo (Classe 3) a bordo de um Mitsubishi Lancer.
E a preparação para a temporada já iniciou. Na última semana, Fábio esteve na cidade de Farroupilha, RS, onde fez o primeiro teste com o novo carro. O treino aconteceu na pista particular do piloto Ulysses Bertholdo, diretor da UB Rally, equipe que irá preparar o carro de Fábio nesta temporada.
“O treino foi ótimo, conseguimos andar uma boa quilometragem durante a parte da manhã, isso porque no meio-dia começou chover. Tinha uma parte da pista que era de moto e a outra era uma estrada aberta. O Lancer esta ótimo. O Ulysses construiu um carro muito firme e gostoso de dirigir, fiquei bem feliz com o treino e com a minha dirigibilidade, sendo que era a primeira vez que estava andando com este carro”, destaca Fábio.
Ele também se mostrou empolgado com o novo carro. “Aprendi algumas técnicas de condução e já comecei a perceber diversos macetes com o carro. O Lancer acelera e freia muito, é incrível como o giro sobe e precisa trocar a marcha. A suspensão copia perfeitamente o piso e é muito forte”, enfatiza o piloto.

Novo treino
Fábio já tem um novo trabalho garantido antes do início das competições de 2013. Será durante o Traning Day, evento realizado anualmente pelo Erechim Auto Esporte Clube, e que acontecerá no próximo dia 23, em uma pista no interior do município de Paulo Bento, próximo a Erechim, norte do RS.

A primeira prova
O primeiro rali do ano para Fábio e Gabriel será na abertura dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho, entre os dias 15 e 17 de março. A cidade gaúcha de Canela, região turística na serra, vai sediar a abertura da temporada. Um bom grid é esperado nesta primeira prova, que marcará a estréia de Fábio e Gabriel na categoria 4x4 Turbo (Classe 3). A dupla vem embalada pelas conquistas dos campeonatos Brasileiro na categoria 4x2 Super e da Copa Peugeot na categoria 207 Super, em 2012.


Prime comunicação.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Sebastien Ogier vence na Suécia!




Sebastien Ogier e Julien Ingrassia venceram o Rally da Suécia, dando a primeira vitória a Volkswagen e ao Polo R WRC, depois do excelente segundo posto em Monte Carlo.

Sebastien Loeb foi o primeiro líder da prova ao vencer a super-especial de abertura, mas durante o primeiro dia do rally assistiu-se a uma grande exibição de Ogier e Ingrassia, que vencendo a quase totalidade das especiais, fecharam o primeiro dia de competição com meio minuto de vantagem para Loeb e Latvala, que desta forma confirmava o bom momento da Vw na Suécia.

O segundo dia de competição ficou marcado pela tentativa de recuperação de Loeb, mas o pluri-Campeão Mundial apenas conseguiu recuperar cinco segundos, entrando para o último dia com poucas chances de repetir a vitória de Monte Carlo, enquanto Latvala se via surpreendido por Ostberg na luta pelo mais baixo do pódio.

Sebastien Ogier voltou a estar muito forte no último dia e o francês chegou a admitir ao final da manhã de que não estava a correr riscos, levando mesmo Sebastien Loeb a levantar o pé, quando uma sucessão de erros numa especial quase o levou a sair de estrada.

Ogier/Ingrassia acabariam por conseguir assim a primeira vitória á VW no Mundial de Ralis, conquistando ainda os pontos pela vitória na Power-Stage, onde a VW conseguiu a dobradinha.

A Sebastien Loeb restou o segundo posto, numa prova onde o francês admitiu por várias vezes não conseguir seguir o ritmo de Ogier. Na antepenúltima especial esteve mesmo perto de sair de estrada e admitiu que já nem valia a pena tentar manter a pressão sobre o seu compatriota da VW.

O mais baixo do pódio foi para o norueguês Mads Ostberg, que começando com uma penalização de vinte segundos, cedo perdeu o “comboio” de Ogier, numa prova onde o piloto da M-Sport esperava lutar pela vitória. Se no primeiro dia ainda rodou com um andamento próximo do de Ogier, nas duas etapas seguintes viu os “Sebastien’s” irem definitivamente embora, protagonizando um interessante duelo com Jari-Matti Latvala pelo terceiro posto, acabando por ganhar essa batalha por seis segundos, enquanto Latvala ofereceu ainda o quarto posto á Vw, conseguindo ainda a segunda melhor marca na power-stage. O finlandês ainda não está totalmente á vontade com o Polo R WRC, mas compensou com um bom resultado para a equipa.

O belga Thierry Neuville não foi particularmente rápido, mas acabou por realizar uma prova isenta de erros, beneficiando da saída de estrada de Evgeny Novikov na última etapa para ascender ao quinto posto, enquanto o finlandês Juho Hanninen fechou a prova no sexto posto, colocando o terceiro Fiesta WRC da M-Sport nos seis primeiros.

O checo Martin Prokop voltou a estar num nível bem diferente dos da frente, terminando no sétimo posto, aproveitando a penalização de quatro minutos a Henning Solberg no último dia para trocar de posição com o norueguês que assim foi o oitavo.

Evgeny Novikov perdeu um segundo quinto-posto na última etapa com uma saída de estrada, terminando em nono, enquanto o árabe Yazeed Al-Rajhi completou os dez primeiros, vencendo na WRC2, competição que dominou desde a segunda etapa, quando se revelou claramente mais rápido do que o norueguês Anders Grondal em Subaru Impreza.

Motivos de preocupação para a Citroen após a Suécia, pois apenas Sebastien Loeb continuou a marcar pontos, uma vez que Hirvonen perdeu quase vinte cinco minutos no primeiro dia com uma saída de estrada, enquanto Dani Sordo ficou pelo caminho no último dia de competição…também com uma saída de estrada.

Classificação Final:
1º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia – Vw Polo R WRC – 3h11m41,9s
2º Sebastien Loeb/Daniel Elena – Citroen DS3 WRC a 41,8s
3º Mads Ostberg/Jonas Andersson – Ford Fiesta WRC a 1m24,5s
4º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila – Vw Polo R WRC a 1m30,6s
5º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul – Ford Fiesta WRC a 5m06,4s
6º Juho Hanninen/Tomi Tuominen – Ford Fiesta WRC a 5m43,1s
7º Martin Prokop/Michal Ernst – Ford Fiesta WRC a 11m25,4s
8º Henning Solberg/Emil Axelssson – Ford Fiesta WRC a 11m52,7s
9º Evgeny Novikov/Ilka Minor – Ford Fiesta WRC a 13m04s
10º Yazeed A-Rajhi/Michael Orr – Ford Fiesta S2000 a 16m27s

Classificação do WRC 2013:
1. S. Ogier 46
2. S. Loeb 43
3. M. Ostberg 24
4. D. Sordo 15
5. J. Latvala 14
6. M. Hirvonen 12
 - M. Prokop 12
8. T. Neuville 10
 - B. Bouffier 10
10. J. Hanninen 8


Supermotores.net




quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Loeb sai na frente no Rally da Suécia





Sébastien Loeb iniciou o Rali da Suécia como terminou o Rali de Monte Carlo, na frente. O piloto francês da Citroen, que realiza na Suécia a segunda de quatro provas que tem previstas para este ano, foi o mais rápido na super especial de abertura, com meio segundo de avanço para Jari-Matti Latvala (Volkswagen Polo R WRC) e Evgeny Novikov (Ford Fiesta RS WRC). Mads Ostberg, também em Ford Fiesta RS WRC foi quarto, a sete décimos com o mesmo tempo de Mikko Hirvonen, no segundo Citroen oficial, sendo estes os únicos que ‘cabem’ dentro do mesmo segundo. Sébastien Ogier (VW) perdeu 2.5s devido a uma ligeiro toque nos bancos de neve.

Tempos

1º S. LOEB M 01:34.5
2º J. LATVALA M 01:35.0 +0.5 +0.5
3º E. NOVIKOV M 01:35.0 0.0 +0.5
4º M. ØSTBERG M 01:35.2 +0.2 +0.7
5º M. HIRVONEN M 01:35.2 0.0 +0.7
6º T. NEUVILLE T 01:36.2 +1.0 +1.7
7º D. SORDO 01:36.4 +0.2 +1.9
8º J. NIKARA 01:36.5 +0.1 +2.0
9º S. OGIER M 01:37.0 +0.5 +2.5
10º H. SOLBERG 01:37.1 +0.1 +2.6
11º J. HÄNNINEN 01:37.8 +0.7 +3.3
12º J. KETOMAA 01:37.8 0.0 +3.3
13º M. WILSON 01:38.7 +0.9 +4.2
14º P. TIDEMAND 01:38.8 +0.1 +4.3
15º A. YAZEED WRC2 01:39.6 +0.8 +5.1
16º M. PROKOP T 01:39.9 +0.3 +5.4
17º Y. PROTASOV WRC2 01:40.8 +0.9 +6.3
18º A. GRØNDAL WRC2 01:40.9 +0.1 +6.4
19º K. AL-QASSIMI T 01:40.9 0.0 +6.4
20º E. BRYNILDSEN WRC2 01:41.7 +0.8 +7.2



segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Jari Ketomaa vence na Letônia



Após um domínio inicial do irlandês Craig Breen, o Rally Liepaja-Ventspils, na Letónia, o Rally teve Jari Ketomaa como a sua figura de destaque. Aproveitando o maior potencial do seu Fiesta RRC, o piloto finlandês impôs-se nas rapidíssimas especiais de neve do Báltico vencendo o rali com 31 segundos de vantagem sobre o piloto do Peugeot oficial, Craig Breen.

Para o irlandês, o segundo lugar no rali acaba por ser um resultado muito positivo tendo em conta as limitações do seu Peugeot em altas velocidades nas especiais do rally, muito penalizadoras nesta prova.
O ultimo lugar do pódio ficou nas mãos de François Delecour. O veterano piloto benificiou ainda da saída de estrada do seu opositor directo, o russo Alexey Lukyanuk, na penultima classificativa, para concretizar a posição. Jan Cerny, em Skoda Fabia S2000 e Raimonds Kiesels em Mini Cooper RRC fecharam por esta ordem os 5 primeiros.

Na categoria de tração dianteira, depois de 2 dias de dominio por parte do piloto da Peugeot Stephane Lefebvre, a vitória acabaria por sorrir a um combativo Risto Immonen, que nunca baixou os braços mantendo um ritmo forte ao volante do seu Citroen C2.
As classificações completas podem ser consultadas aqui.




O Campeonato da Europa de Ralis prossegue com o Rali das Canárias, a decorrer de 21 a 23 de Março.