Anuncio

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Então, quem vai ganhar o Rally da Austrália?


Menos de três semanas depois das estradas de asfalto da Alemanha, o Campeonato do Mundo de Rallys está de volta na terra para a decima etapa - O evento esvoaçante final da temporada. E com o título de 2013 quase ao alcance da Volkswagen e Sebastien Ogier, um evento emocionante está por vir, na costa leste da Austrália.

Com árvores ao longo das estradas, em muitos lugares, os pilotos terão que ter ao todo um ritmo final com um grau de cautela para evitar danos desnecessários. Limpeza da estrada também vai desempenhar um papel importante, especialmente se as condições estiverem secas, com os pilotos que largam na frente limpando a estrada para os demais.

Para garantir o troféu, Ogier deve ganhar nove pontos a mais que seu mais próximo rival Thierry Neuville e um a mais que seu companheiro de equipe Jari-Matti Latvala.

Outra razão de Ogier estar motivado para fazer bem este Rally é para compensar a frustração que ele sofreu quando sofreu um despiste neste Rally pela Citroen em 2011

Na ocasião Ogier começou o inferno dobrado a bater seu companheiro de equipe e rival Sebastien Loeb. Um acidente no dia de abertura para Loeb fez a tarefa parecer mais fácil, e Ogier poderia ter se igualado em pontos com o Loeb se tivesse se mantido na frente. Em vez seu desafio desvendado quando ele girou em uma árvore logo após a marca de 23 km de Shipmans II.

Para piorar a situação, Citroen depois instruiu Ogier para deliberadamente perder tempo para que Loeb poderia tomar o seu lugar no top ten e salvamento pontos de estágio de potência.

Para Ogier para definir o recorde reta deste ano, ele precisa primeiro passar da Citroen Mikko Hirvonen - o vencedor dos últimos três ralis WRC realizada na Austrália em 2006, 2009 e 2011.

Hirvonen gosta das fases da Costa Leste e, apesar de suas vitórias foram todas em Fords, até agora, espero que ele seja uma ameaça séria este ano no DS3 - especialmente porque a batalha pelo troféu de construtores entre Citroen e Volkswagen reacendeu na Alemanha.

Latvala é outro sério candidato a vitória e é, como Ogier, um motorista com contas a acertar. Latvala estava a caminho de vencer Rali da Austrália em 2011, mas abandonou o lugar para que seu então companheiro de equipe Hirvonen poderia chegar mais perto do título naquele ano.


Kris Meeke em substituição de Dani Sordo  na Citroen,  pode muito bem surpreender os WRC estrelas estabelecidas. Depois de impressionar no Rali da Finlândia, antes de cair pouco antes da chegada, o Brit está ansioso para provar o seu valor para a equipe francesa em uma época em que os contratos para o próximo ano estão sendo elaborados.

Thierry Neuville é a estrela indiscutível no time da Ford. O belga não abordou Rali da Austrália antes, mas com quatro de seus cinco pódios sendo na terra nesta temporada, o especialista em asfalto de um tempo tornou-se um verdadeiro polivalente.
File:Marcus Grönholm Bunnings Jumps.jpg
O  Fiesta RS motorista Evgeny Novikov tem cinco partidas australianas sob o seu cinto e correu tão alto como o quinto em 2011, antes de um grande acidente no último dia. O russo está esperando seu experiente co-piloto Ilka Minor pode ajudá-lo a conseguir um acervo considerável pontos transportar este ano.

Há 10 World Rally Car na lista de inscritos para o Rally da Australia, incluindo Mads Ostberg, que fará sua estréia no Rali da Austrália esta semana, Khalid Al Qassimi, que foi o quinto em 2011 e Andreas Mikkelsen da equipe Volkswagen Motorsport.

Além desdes competidores, ainda contaremos com mais nove carros inscritos no WRC 2, pilotos como Hayden Paddon e  Yazeed Al Rajhi, constam na lista de inscritos.

O Rally da Australia será disputado entre os dias 12 e 15 de setembro, e você poderá acompanhar tudo aqui no Autosport Brasil .