Anuncio

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Rally cross mostra ser umas das melhores provas dos XGames

Se uma competição dos X Games tem realmente o clima de competição é o RallyCross. Por lá só conta quem é o primeiro. Essa disputa dá um tempero totalmente peculiar.

A reportagem do XGames.com passou as horas que antecederam a final do RallyCross dos X Games entre os boxes das principais equipes da competição. O objetivo era ouvir os pilotos e principalmente pegar o clima da competição.
Com um estrutura gigante, Ken Block não é exatamente o mais querido entre os pilotos. Scott Speed, o campeão dos X Games Foz do Iguaçu foi irônico ao mencionar o carro de Block: "Essa maquina de 1 milhão de dólares não é tão efetiva quanto parece", disse em tom irônico para convidados que estavam visitando a equipe de Speed.
As estruturas das equipes do Global RallyCross são bem distintas. Ken Block possui um trailer gigante com direito a oficina mecânica e uma churrasqueira para alimentar pilotos e convidados. A estrutura de Travis Pastrana é também de dar inveja a muitos pilotos. O trailer gigante abriga uma oficina completa. A área de Travis ainda tem espaço para convidados e para o público.

Scott Speed se preparando para a prova de RallyCross em Los Angeles


Outros pilotos não possuem a mesma estrutura das estrelas dos X Games. Scott Speed estava em um box que mal cabia o carro. As equipes montam sua estrutura de acordo com o orçamento.
Apesar dessas discrepâncias, Travis Pastrana passou a manhã da final do RallyCross de cabeça quente. O seu carro, um Dodge Dart, estava com alguns problemas aparentemente sérios. A equipe trabalhou até o último minuto nos ajustes do carro.
São exatamente os ajustes que chamam atenção em um carro do Global RallyCross. Os mecânicos trabalham sem parar. São ajustes na suspensão, no motor. Tudo para garantir alguns segundos de vantagens para os concorrentes.
Na hora da classificatória tudo correu como o esperado. As estrelas lideraram e com seus resultados garantidos partiram para os boxes para mais ajustes.
Após a LCQ, conhecida no Brasil como repescagem, chegou a hora da final. Todas as estrelas dos X Games estavam lá.
A luz verde acendeu. Como em um estalo de tempo, Travis Pastrana tinha largado na final. Estavam com ele Ken Block, Scott Speed e Tomas Heikkinen.
Pouco antes da primeira curva tudo se embolou. Ken Block foi extremannte prejudicado, além de Lian Doram que colidiu com Block.
Foi a deixa para Tomas Heikkinen assumir a liderança. Neste momento sua pequena equipe comemorava a posição contra gigantes como Ken Block.
O RallyCross é muito mais do que uma competição entre equipe. É uma prova que a habilidade de pilotagem pode concorrer com orçamentos milionários.