Anuncio

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Rally Erechim sucesso novamente com Saba Tri-campeão


Gustavo Saba torna-se o primeiro tricampeão do Rally de Erechim

Piloto do Paraguai venceu a maior prova da história do rali de velocidade no Brasil
O rali de velocidade viveu no final de semana seu maior momento na história do esporte no Brasil. A cidade de Erechim, no RS, recebeu competidores de seis países, 84 carros no grid, para a disputa da etapa de abertura do campeonato Sul-americano e as segundas etapas dos campeonatos Brasileiro e Gaúcho.
Numa prova que entrou para a história por quebrar todos os recordes relacionados ao rali de velocidade, um piloto do Paraguai escreveu sua própria história na prova, a mais importante do calendário brasileiro. Gustavo Saba (Skoda Fabia) que compete com o navegador Victor Aguilera tornou-se tricampeão da prova, e de forma consecutiva.
Ele cravou o melhor tempo geral do rali em 1h33min45, num duelo palmo a palmo de especiais, nos 140 quilômetros de trechos cronometrados, com outra dupla do Paraguai, Miguel Zaldivar/Hector Nunes (Ford New Fiesta), que terminaram a corrida com o tempo de 1h34min43.
Festa paraguaia pelo terceiro ano seguido no lugar mais alto do pódio em Erechim. “Estou muito feliz por vencer novamente em Erechim. Foi uma prova muito difícil, sobretudo neste domingo onde a chuva aumentou o desafio aos competidores. É sempre muito bom vencer aqui (Erechim), um lugar que tem um grande público acompanhando a corrida e são aficionados pelo rali”, destacou o piloto Gustavo Saba. Ele também venceu a categoria Classe 2 (carros de tração 4x4). A melhor dupla brasileira na disputa é do RS. Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut (Mitsubishi Lancer) garantiram a marca de 1h37min01.

Vencedores por campeonatos
A corrida foi apenas uma, mas a disputa simultânea contou pontuação para os três campeonatos: Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho. Na disputa continental, por categorias, Roberto Saba e Leonardo Suaya da Bolívia venceram a Classe 3 (carros de tração 4x4). O Brasil venceu a Classe 6 (carros de tração 4x2) com os catarinenses Luis Tedesco e Raphael Furtado, além da Classe 9 (carros de tração 4x2) com os paranaenses Marco Malucelli e Guilherme Trombini.
Na categoria Classe 10 (carros de tração 4x2), o Uruguai kevou a melhor com Pablo Pereira e Juan Pereira. Os “hermanos” uruguaios venceram ainda a Classe 9 (carros de tração 4x2) com Rivero Guzmann/Martin Cabrera.
No Campeonato Brasileiro, rodada dupla. A categoria Classe 3  teve dupla vitória de Ulysses Bertholdo e Marcelo Dalmut. Na 4x2 os erechinenses, Tiago Mocelin e Vinicius Anziliero, competindo em casa, venceram os dois dias de prova. Na 207 (carros mono-marca Peugeot), Dimas Pimenta e Rodrigo Konig levaram a melhor nos dois dias. Já na 4x2 Super, os catarinenses Luis Tedesco e Raphael Furtado venceram no sábado e os paranaenses Luccas Arnone/Felipe Costa ganharam neste domingo.
Pelo Campeonato Gaúcho, Bertholdo e Dalmut venceram na Classe 3, Mocelin e Anziliero na Classe 9, Tedesco/Furtado na Super A/4x2 e Elton Palkewich/Cassio Navarini na R1, eles que também são de Erechim.