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quarta-feira, 6 de março de 2013

VW será vencida no Rally do México?




O Rali do México vai ser a primeira prova de terra do ano, o terreno dominante do WRC 2013. Apesar de altitude não permitir que se tirem conclusões definitivas relativas à competitividade dos carros deste ano, isso só acontecerá em Portugal, é de crer que a prova mexicana vai ser muito importante para saber o que realmente vale o VW Polo R WRC.

Com Loeb ausente pela primeira vez este ano, os pilotos da Citroën e da Qatar M-Sport (Ford) têm que se chegar à frente no sentido de reduzir o atraso que já levam para Sébastien Ogier, que caso volte a vencer confirma o que muitos suspeitam: Sai um Sébastien, entra outro…

A edição deste ano não será muito diferente no que às características mais comuns desta prova, uma vez que o rali volta a disputar-se com especiais em altitudes elevadas, entre os 2400 e os 2700 metros acima do nível do mar, onde os motores dos WRC perdem quase um terço da potência. As equipes têm de mudar os mapas de motor e os pilotos o ‘chip’ de pilotagem.

A luta tem tudo para ser muito aberta, às três equipes principais, e se Sébastien Ogier é favorito, resta saber o que conseguirão fazer Mikko Hirvonen (Citroën) e Mads Ostberg (M-Sport).

Como o próprio já disse, Jari-Matti Latvala precisa de tempo para se adaptar ao Polo, Dani Sordo e especialmente Mikko Hirvonen, têm de se assumir. Na Qatar M-Sport, Mads Ostberg e Evgeny Novikov voltam a ser os ases de serviço, mas é uma incógnita o que conseguirão fazer.

Entre os ‘outsiders’, Thierry Neuville (Fiesta da Qatar WRT) e Chris Atkinson (que regressa ao volante de um DS3 WRC da Abu Dhabi Citroën Total WRT) são os que maior consenso reúnem para se destacarem com um resultado-surpresa.

Mesmo sem grandes perspectivas de lutarem pelas primeiras posições também não deixam de merecer o devido destaque no México o regresso de Ken Block (Fiesta) e a estreia de Benito Guerra, o campeão do PWRC (e o primeiro campeão do mundo mexicano depois de Pedro Rodriguez), num World Rally Car, mais precisamente, num Citroën DS3.

WRC2 também ‘vai a jogo’

Na sua terceira jornada, o WRC2 contará com seis equipes e a chegada de mais uma vinda do Médio-Oriente, Abdulaziz Al-Kuwari, no único Fiesta RRC. Três deles já participaram nos dois primeiros eventos (Protasov, Trivino e Bertelli), mas é de registar a ausência do líder do campeonato, Sepp Wiegang, no habitual Skoda Fabia S2000. Mesmo sem terem S2000, o local Trivino e o peruano Nicolas Fuchs são os principais favoritos à vitória na categoria.

o Rally da se o inicio na quinta feira com o Qualyfing stage


Autosport.sapo