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segunda-feira, 25 de março de 2013

Rali das Canárias: Kubica bate, Kopecky vence




Robert Kubica voltou a demonstrar alguma falta de consistência nos ralis, terminando a prova das Canárias com mais uma desistência por despiste. Kopecky aproveitou para vencer, liderando agora o Europeu de forma isolada.


As participações nos ralis de Robert Kubica não são recentes, o ex-piloto de F1 vem participando desde alguns anos e sempre se mostrou extremamente competitivo mas também com uma aptência especial para despistes. O mais complicado deixou-o gravemente ferido em meados de 2011.

Parece que Robert Kubica está mais a querer dar espectáculo do que a vencer ralis. Ou então adoptou a "estratégia Gilles Villeneuve": Win or Wall. Acho que há imensa gente que adora isso, que esse é que deveria ser o espírito da competição, e não os "chatos pragmáticos" que podem vencer as corridas, os ralis e os títulos, mas não conquistarão os corações dos apaixonados pela categoria....

Kopecky cedo percebeu que teria de arriscar bastante para lutar pela vitória, contra um super Kubica com um grande carro assistido por uma equipa de top. Como que adivinhando ou esperando um eventual percalço do polaco, o checo acabou por ver a vitória cair-lhe nas mãos.

Craig Breen nunca se mostrou muito interessado em lutar com Kopecky, sabendo da falta de competitividade do 207, especialmente no asfalto. O segundo lugar é um grande resultado para o piloto que já trabalha na fase final de desenvolvimento do Peugeot 208 T16.

Luis Monzon fechou o pódio, com um Mini John Cooper Works 1.6 T da Prodrive, um excelente resultado para o piloto local.

Em declarações ao Autosport inglêsa, Robert Kubica referiu que o seu acidente no Rali das Canárias faz parte da sua aprendizagem como piloto de ralis. O polaco liderava com mais de um minuto de avanço sobre o segundo classificado, Jan Kopecky e bateu, ficando fora de prova: “Era uma zona a descer ligeiramente e numa curva com uma forte travagem, perdi a traseira. Aliviei os travões para a recuperar, mas o carro atravessou-se, e quando endireitou bati com a frente nos rails. Devia ter travado mais cedo. Mesmo erros pequenos têm custos nos ralis. Faz parte da aprendizagem e agora há que seguir em frente e pensar no Rali de Portugal''. Este que sera a primeira prestação do polaco em rallys  de terra.
o ERC agora terá sua proxima etapa em Portugal com o Sata Rali Açores nos dias 25/27 de abril.