Anuncio

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Terceiro dia do Dakar com reviravoltas e acidentes...




O terceiro dia do Rally Dakar, que ligou Pisco a Nazca, no Peru, começou com uma “decisão de secretaria”, com a organização a dar razão a Carlos Sainz à queixa que fez à organização devido à avaria do seu GPS durante o percurso na etapa anterior e que tinha passado na mesma pelos controles. Depois de uma cuidadosa observação, a organização decidiu que ele afinal tinha ganho a etapa com uma vantagem de três minutos e 20 segundos sobre o francês Stephane Peterhansel, mantendo assim a liderança.

A etapa de hoje ficou marcado por mais um dia de grande dureza nesta edição do Dakar onde mais uma vez as dunas de areia foram rainhas. Nos carros, o grande vencedor do dia foi Nasser Al-Attiyah, que no dia anterior, a organização equivocou-se, ao penalizar em três horas afundando-se até à ultima posição da geral. Reposta a verdade, ele venceu e subiu ao segundo lugar da geral. Robby Gordon, no seu Hummer, foi o segundo classificado, na frente de Stephane Peterhansel, que com isto ascendeu à liderança do rali, já que Carlos Sainz teve problemas e perdeu 21 minutos na geral, caindo para o quinto lugar na classificação.

A etapa ficou também marcada pelo acidente do polaco Krzysztof Hołowczyc, que aconteceu a 40 km do final da especial. O piloto do Mini foi socorrido com dores nas costelas, enquanto que o seu navegador, o português Filipe Palmeiro, não sofreu nenhuma lesão.

Na classificação geral, Peterhansel lidera, seguido pelo buggy de Nasser Al Attiyah, a seis minutos e 33 segundos de Peterhansel, com o Toyota do argentino Lucio Alvarez no terceiro posto. O russo Leonid Nowitsky é o quarto, no seu Mini, na frente de Carlos Sainz e do sul-africano Giniel de Villers, no seu Toyota.

Guiga Spinelli e Youssef Hadda terminam a prova na 22ª posição, com tempo de 3h13min03, 42min49 atrás do líder. Na geral a dupla está em 20º.


Nas motos, a terceira etapa do Dakar foi vencida pelo chileno Chaleco Lopez, com Paulo Gonçalves em segundo, a pouco mais de um minuto. O francês Cyril Desprès foi terceiro, na frente de Alessandro Botturi, e tornou-se no novo líder da categoria.

“A etapa correu muito bem, consegui impor um bom ritmo desde o início até ao final e terminei em segundo. Toda a equipe está fazendo um excelente trabalho e continuamos mostrando todo o potencial da Husqvarna TE 449 RR”, afirmou. Paulo Gonçalves, que por causa disso, subiu ao 16º lugar da geral.


O Dakar continua amanhã, entre Nazca e Arequipa, no total de 718 quilômetros  288 dos quais percorridos em tempo cronometrado.

Continental Circus