Anuncio

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Julio Romi vence o Rali de Estação


 
Prova marcou show de velocidade na quinta etapa do Campeonato Gaúcho

Disputas segundo a segundo. Simplesmente uma das provas mais disputadas da temporada. Assim foi a quinta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade, disputada neste sábado, 13, na cidade de Estação, norte do Estado. Das 21 duplas que largaram para a primeira especiais (trechos em estradas de terra por onde passa o rali), apenas seis não conseguiram completar o total de cinco especiais, mais de 60 quilômetros de trechos cronometrados.
O rali selou a boa temporada de três duplas: Wanderlei Carminatti/Robson Giacomel na categoria Classe 9 (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros), Leandro Bertuol/Diego Santolin na categoria R1 (carros de tração 4x2 e motor de até 2,0 litros) e também de Marcelo Mendes/Evelise Pandolfo na categoria Super A (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros aspirado). Eles venceram a corrida em Estação nas suas categorias.
Mas a corrida também teve estréia no alto do pódio. O piloto catarinense Julio Romi que corre com o navegador gaúcho Eduardo Tonial, venceram a primeira corrida no ano na categoria mais forte, a Classe 3 (carros de tração 4x4 e motor de até 2,0 litros com turbo). Para Tonial, uma vitória emocionante, pois ele reside em Estação. “Estou emocionado, vencer em casa era tudo o que queria. Fizemos uma corrida muito boa, tudo deu certo. Estamos muito felizes”, disse Tonial ao final da prova.
As lideranças no Campeonato não se alteraram. Na categoria Classe 3 os erechinenses Milton e André Pagliosa que chegaram em segundo em Estação, seguem na liderança. Nas demais categorias, os vencedores em Estação, também lideram suas categorias.

A corrida
A prova de Estação foi marcada por calor e muita poeira. Além do que, os pilotos acharam a corrida de alta velocidade. “Realmente trechos muito rápidos. Nós infelizmente tivemos um problema mecânico que fez o carro perder rendimento ao longo do rali. Mas estamos felizes por manter a liderança do Campeonato”, disse Milton Pagliosa.
Para o vencedor da Classe 9, Wanderlei Carminatti, o objetivo da equipe foi cumprido em Estação. “No geral foi uma boa corrida. Nós precisávamos ganhar para manter a liderança e este objetivo foi alcançado. Viemos evoluindo ao longo do rali, o carro, acho que agora está do jeito que a gente imaginava e já passamos a projetar a próxima etapa para buscar o título”, disse o piloto.
Leandro Bertuol venceu nada menos que a sua quarta prova em cinco disputadas este ano. “A corrida foi muito boa, rápida, exigente. Nós tivemos alguns problemas ao longo da prova, rodamos, o carro apagou, mas no final deu tudo certo e conseguimos mais uma vitória”, frisou Bertuol.
Marcelo Mendes voltou a ter a companhia da namorada, Evelise Pandolfo, como navegadora. E a parceria refeita, foi importante para Marcelo manter a liderança da Super A entre os pilotos. “Foi uma prova dura, muito rápida. Tivemos dois sustos grandes no decorrer da corrida, mas no final deu tudo certo. Acho até que foi acima do esperado esta vitória, mas o importante também é manter a liderança na categoria”, acrescentou Marcelo.

Etapa de Santa Maria definirá campeões
A cidade de Santa Maria recebe em dezembro a sexta etapa do Campeonato Gaúcho de Rali de Velocidade. Será a última desta temporada e também decisiva, pois, definirá os campeões em todas as categorias.
Daniel Barros, que é piloto, também será um dos organizadores da etapa de Santa Maria. Segundo ele, o trabalho de organização está adiantado. “A expectativa é grande em relação a prova de Santa Maria, as especiais ficaram muito boas, o lugar para o apoio é praticamente junto a largada e chegada das duas especiais, junto ao hotel onde ficarão os competidores, um lugar bem diferenciado onde as pessoas podem levar suas famílias”, destaca Daniel.
“A organização realmente dá muito trabalho e pretendemos correr nesta prova, espero que tudo saia conforme o planejado, com muita segurança. Contamos com o maior número de competidores possível, já que um bom grid será um grande incentivo para novas provas em Santa Maria”, finaliza.

RESULTADO FINAL DO RALI DE ESTAÇÃO
Categoria Classe 3 – carros 4x4
1 – Julio Romi/Eduardo Tonial – Mitsubishi Lancer – 37min05
2 – Milton Pagliosa/André Pagliosa – Mitsubishi Lancer – 31min11
N/C – Ilo Diehl/Eduardo Soneca (Mitsubishi Lancer)
Categoria Classe 9 – carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros
1 – Wanderlei Carminatti/Robson Giacomel – GM Celta - 39min48
2 – Daniel Barros/Luiz Gustavo Borges – VW Gol – 40min11
3 – Evandro Carbonera/Juliano Gracioli – Fiat Palio – 40min17
4 – Vinicius Gobetti/Aureo Trevisan – 43min28
N/C – José Barros Neto/Gabriel Moraes (GM Celta)
Categoria R1 – carros de tração 4x2 e motor de até 2,0 litros
1 – Leandro Bertuol/Diego Santolin – GM Vectra – 39min57
2 – Gleisson Assis/Edgar Marsarotto Jr – Seat Ibiza – 42min49
3 – Lauro Rosler/Jeferson Pinheiro – VW Gol – 45min05
4 – Alessandro Eccel/Maicon Gomes – VW Passat – 45min54
N/C – Marcos da Silva/Marcio da Silva (VW Gol) e Saulo Pereira/Rodrigo Teimer (VW Gol)
Categoria Super A – carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros aspirado
1 – Marcelo Mendes/Evelise Pandolfo – Peugeot 206 – 39min39
2 - Lucas Araújo/Saulo Pagnoncelli – Peugeot 206 - 40min10
3 – Volnei Hollas/Cicero Bridi – Peugeot 206 – 42min13
4 – Laurindo Solimann/Fernando Solimann – Peugeot 206 – 43min44
5 – Cristiano Beus/Marcio Sartori – Peugeot 206 – 44min28
N/C – Gabriel Boff/Vitor Hugo Boff (Peugeot 206) e Tiago Mocelin/Luis Trentin (GM Celta)