Anuncio

domingo, 6 de maio de 2012

Treinos para o Rally em Erechim

A largada do Rally de Erechim se aproxima e as equipes se preparam para conquistar o melhor resultado possível na mais importante prova do calendário brasileiro, que acontecerá entre os dias 16 e 20 próximos, em Erechim, norte do RS. No último sábado, 5, mais equipes foram para a pista preparar seus carros para este importante rali.

Na pista do Rinas, no interior de Erechim, a equipe Astrusweb/In Heaven (Triel HT/Deholog/Lotus Collection/Uninvest/Giftpalace) testou o GM Celta. A dupla Vanderlei Carminatti e Robson Giacomel deram uma série de voltas na pista de terra, composta por curvas, retas e até um salto, situações que a equipe vai encontrar também na disputa do Rally de Erechim.

“É importante poder testar o carro nestas semanas que antecedem a prova, para que quando se inicie a programação, udo já esteja pronto. O Rally de Erechim será uma prova longa e precisamos ter o melhor ajuste para que o carro suporte três dias de corrida. Notamos que ainda falta um pequeno ajuste na suspensão, o que será feito na sequencia deixando o celta pronto para a prova”, destaca o piloto Vanderlei Carminatti.

Para a pista também foi a dupla Ricardo Oro e Leonardo Dala Rosa. Esles estarão estreando no rali de velocidade, nesta prova de Erechim. Assim como Carminatti/Giacomel, a dupla estreante também vai competir na categoria Classe 9 (carros de tração 4x2 e motor de até 1,6 litros) e também a bordo de um GM Celta.

Grid da Classe 9

Carminatti e Giacomel vão competir pelos três campeonatos em disputa no Rally de Erchim, Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho. O grid de categoria Classe 9 “encheu” e deve chegar próximo a 15 carros. “É um grid espetacular, não esperávamos tantos carros presentes. Surpreendeu a todos, mas é bom, aumenta a estrutura da prova, que já está muito bem organizada e que bom que tenhamos cada vez mais competidores disputano o Rally de Erechim”, destaca Carminatti.

O navegador Robson Giacomel diz que vai ser preciso muito trabalho para conseguir andar na frente na categoria. “Por isso a importância deste treino que fizemos. Vamos ter caprichar bastante para poder fazer uma boa prova”, salienta.

Treino para navegador

Se Vanderlei Carminati aproveitou para testar o GM Celta na pilotagem e ajustar o carro as características da corrida que irá encontrar em Erechim, o navegador Robson Giacomel também aproveitou o treino do último sábado, para testar sua parte no trabalho feito durante uma corrida de rali de velocidade, que é a navegação.

“O treino do navegador, nestas condições serve para entrosar ainda mais a dupla, ajustar tempo de repasse das informações ao piloto, entender o tempo que cada um precisa dentro do carro. Nesta pista do Rinas, temos um salto seguido de uma curva a direita em que aproveitamos justamente para afinar este entrosamento. É importante que o navegador repasse a informação ao navegador na hora certa, deixando-o mais a vontade e confiante para fazer o melhor rali possível”, encerra Giacomel.

PrimeComunicação
Texto e foto: Edson Castro