Anuncio

terça-feira, 8 de maio de 2012

Dupla Erechinense busca pontos no “quintal de casa”



Erechim é reconhecida como a maior e mais importante prova do calendário brasileiro do rali de velocidade. Entre os próximos dias 16 e 20, receberá um grid em torno de 70 competidores para a disputa das provas dos campeonatos Sul-americano, Brasileiro e Gaúcho de rali de velocidade. Nesta disputa estará uma dupla da casa, que conhece muito bem o rali e espera conseguir um bom resultado na corrida. Os irmãos Juliano Sartori e Rafael Sartori, da equipe Bitshop Rally (Bitshop/Prodiet Amostra/Abadia Competições) só não competiram na primeira edição do Rally de Erechim, em 1998.

De lá para cá sempre andaram e agora voltam a competir em casa, de olho em mais pontos no Campeonato Sul americano, prioridade da equipe nesta temporada. “Adoro correr em Erechim, pois, a energia é muito grande e positiva para nós. Estamos muito focados no campeonato e pretendemos fazer um grande rali para obter pontos importantes”, salienta Juliano Sartori.

Apesar de a prioridade ser o Sul-americano, na temporada 2012, Juliano e Rafael também vão disputar as primeiras duas etapas do Brasileiro e a segunda prova do ano do Gaúcho, que acontecem paralelamente a disputa do Sul-americano, em Erechim. Aliás, no nacional e estadual, a dupla defende o título conquistado em 2011, pela categoria Classe 3 (carros de tração 4x4 e motor de até 2,0 litros). “Evidente que nossa prioridade neste ano é o Sul-americano, mas vamos brigar para obter um bom resultado nos três campeonatos”, salienta Juliano.

O navegador Rafael Sartori não esconde a ansiedade pela prova em casa. “Estou bastante ansioso por esta etapa. Sabemos que será muito difícil, pois o grid está muito qualificado, e a grande maioria tem chances de disputar a ponta. Estamos muito focados e vamos tentar fazer o melhor trabalho possível, pois é uma grande chance de ficar bem posicionado no campeonato Sul-Americano, que é a competição que traçamos como meta este ano”, acrescenta o navegador.

O RALLY

Erechim é, além da maior prova do ano no Brasil, também uma das mais difíceis. Juliano e Rafael sabem que será preciso esforço extra para conseguir um bom resultado. “Aqui a prova é muito técnica , seletiva e não permite erros. A estratégia é imprimir um ritmo forte porém seguro, preservando o carro para o segundo dia, que deve definir a prova”, explica Juliano.

Ele destaca ainda a qualidade do grid que estará competindo na prova. A categoria Classe 3, é a que tem maior quantidade de carros e promete ter intensa disputa  durante toda a corrida. “O grid é excelente, de alto nível. O maior número de carros surpreende a cada ano demonstrando que o rali de velocidade está se fortalecendo, principalmente nos carros 4x4”, frisa Juliano.

O reconhecimento das especiais (trechos em estradas de terra por onde passará a corrida) promete ser uma atividade importante para um bom desempenho na prova. No reconhecimento, o piloto repassa ao navegador o que vai querer ouvir durante a corrida, obstáculos como curvas, retas e saltos. Rafael, além de ser irmão de Juliano, também tem um bom entrosamento com o piloto, pois competem juntos desde 1999. “As especiais de Erechim possuem um piso que não se encontra em outros lugares, porque quando está seco é muito duro (firme), e é possível andar bem rápido. Mas quando chove este terreno se torna muito liso. Então é importante fazer o levantamento levando em conta a possibilidade de chuva e destacar os pontos onde pode ficar mais liso. Caso chova, que é uma possibilidade, quem tiver um bom levantamento irá se dar muito bem”, destaca Rafael.

AJUSTE DO CARRO

A dupla Juliano e Rafael Sartori compete com o Mitsubishi Lancer. O carro está sendo preparado especificamente para este rali, mas os ajustes finais vão acontecer em Erechim, pouco antes da prova. Isto porque, a Abadia Competições, empresa que prepara o Lancer fica sediada em Florianópolis, SC. “O carro está sendo reparado, uma vez que fizemos uma prova bastante dura no Paraguai (abertura do Campeonato Sul-americano, em abril). Os ajustes finais serão feitos em Erechim, principalmente no que tange a suspensão”, encera Juliano.

O Rally Internacional de Erechim começa sua programação na quarta-feira, 15, com a chegada das equipes, no parque de apoio, que fica junto ao parque da Accie, margens da BR 153. No local são montados os boxes de cada equipe. Na quinta e sexta, 17 e 18, uma série de atividades, entre elas largada promocional, na quinta, reconhecimento das especiais, nos dois dias, shakedown, que é o treino final de ajuste dos carros, este que acontece na sexta. Também na sexta, a largada da primeira especial do Rally, no super prime noturno, feito em pista especialmente preparada para a corrida. No sábado e domingo, 19 e 20, mais velocidade, para os dois dias de rali.