Anuncio

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Citroen faz dobradinha na Argentina e vários abandonos nas ultimas especiais


E como seria de esperar, Sebastien Loeb vence o Rally da Argentina, a sua segunda vitória do ano e a 70ª da sua já longa carreira, fazendo com que esteja cada vez mais lançado para o seu nono titulo consecutivo. Num rally onde a resistência era mais importante do que velocidade, os Citroen venceram em toda a linha, pois o finlandês Mikko Hirvonen foi o segundo classificado, não muito longe de Löeb, mas poderia ter superado o líder da prova, sendo impedido por ter que cumprir ordens da equipe. Mads Ostberg, que venceu o Rally de Portugal após a desclassificação de Hirvonen, foi o terceiro classificado, depois de Dani Sordo ter desistido praticamente na penultima classificativa do rali.

"Mais esta vitória na Argentina é realmente importante, sobretudo depois do que aconteceu em Portugal. foi um grande Rally, especialmente com o Mikko  a acabar na seguhnda posição", afirmou Loeb aos microfones da World Rally Radio.

Dani Sordo, no seu "one off" com a Ford, substituindo o lesionado Jari-Matti Latvala, parecia estar dirigindo o seu carro a confortavelmente, quando o seu alternador decidiu avariar-se na pior altura possivel, a última especial.

E Sordo não foi só o unico desistente deste dia: Anders Mikkelsen, no segundo Skoda da Volkswagen, desisitiu na 15ª especial devido a um braço de suspensão arrancado, enquanto que Armindo Araujo estava com o nono lugar mais ou menos assegurado quando na 17ª especial, a sua coluna de direção quebrou e deixou-o apeado, impedindo-o de alcançar o seu objetivo neste rali, que era o de acabar no "top ten".





"A meio da antepenúltima especial, e com a nona posição da geral mais que segura, o braço da direcção partiu-se e só nos restou encostar. Depois de todo o esforço que efectuamos durante quase 500 quilómetros é frustrante não conseguir terminar a prova” afirmou o piloto de Santo Tirso.

Os Brasileiros Daniel Oliveira e Paulo Nobre tambem tiveram que abandonar nas ultimas especiais, Paulo nobre ficou na especial parado tendo que esperar o apoio durante horas em virtude do grande transito, Uma familia argentina foi quem "acolheu" os brasileiros na beira da pista com comida e até mesmo uma fogueira.

Interessante saber que do quinto lugar para baixo - exceto o sétimo lugar de Sebastien Ogier - chegaram ao fim pilotos que voltaram para a estrada no método "Rally2", o ex-SuperRally. Thierry Neuville foi o quinto, segundo por Petter Solberg, naquele que acabou por ser o melhor piloto da Ford. O russo Evgueny Novikov foi o oitavo, e a fechar o "top ten" ficaram o qatari Nasser Al-Attiyah e o estónio Ott Tanak.

Depois da Argentina, máquinas e pilotos voltam a se juntar na Europa, mais concretamente em terras gregas, no Rali da Acrópole, que decorrerá daqui a um mês, entre 25 e 27 de maio.